Coluna do Zé: Tudo certo, nada resolvido

Coluna do Zé: Tudo certo, nada resolvido

Salve, torcedor dos Saints!

O colunista aqui foi surpreendido pela rápida decisão de Kellen Moore, e este texto havia sido escrito na segunda e terça-feira antes do anúncio de quem seria o quarterback titular. Portanto, algumas das questões aqui levantadas já foram respondidas. Conto com a sua compreensão, caro sofredor/sofredora.

Mais um jogo da pré-temporada, mais um capítulo da briga para ver quem será o quarterback titular dos Saints no domingo, dia 7 de setembro, semana 1 na temporada regular.

Comecei a Coluna do Zé de hoje igual a da última semana porque pouco, ou quase nada, mudou na disputa entre Tyler Shough e  Spencer Rattler para ver quem vai ser o cara na temporada que está batendo na porta.

Pelo menos para a torcida, tudo continua indefinido. Uns apostam em um, outros apostam no outro. E quem decide a respeito, o técnico Kellen Moore despista o quanto pode sobre o assunto, elogiando os dois e dizendo que está avaliando a situação.

Bom, o que posso dizer é que, seja um ou seja o outro, vai ser uma temporada bem difícil (triste, medonha) de se ver.

Spencer Rattler começou como titular e pouco fez (Michael C. Herbert / New Orleans Saints)

Três jogos, nenhuma vitória

Alguns podem dizer que o resultado não é importante, mas sempre é.

O New Orleans Saints recebeu, num Caesars Superdome com público de 70.078 torcedores, o Denver Broncos de Sean Payton, para encerrar o período de jogos preparatórios para a temporada 2025-26, com uma derrota por 28 a 19, diminuindo seu recorde para 0-2-1 na primeira temporada de Kellen Moore como treinador principal.

Mas a conversa principal foi, e continua sendo, quem será o quarterback titular dos Saints em 7 de setembro, na abertura da temporada regular contra o Arizona Cardinals no Caesars Superdome. Fato.

No teste final contra uma equipe adversária, Spencer Rattler começou como titular e completou cinco de oito tentativas de passe para 43 jardas, e Tyler Shough entrou e completou 12 de 20 tentativas para 102 jardas, foi sacado uma vez e perdeu um fumble, e correu por 20 jardas – inclusive anotando um touchdown de 11 jardas – em duas corridas.

No geral, na pré-temporada, Shough completou 36 de 54 passes para 333 jardas e um touchdown, com uma interceptação, e correu três vezes para 23 jardas e um touchdown, e Rattler completou 30 de 43 passes para 295 jardas e um touchdown, com uma interceptação, e correu para 41 jardas em sete corridas.

Tyler Shough pouco impressionou também, mas anotou um touchdown corrido (Michael C. Herbert / New Orleans Saints)

Tudo segue indefinido

Kellen Moore disse que não nomearia um titular até o final da pré-temporada e permanece fiel à sua palavra. “Vamos passar por esse processo”, disse Moore. “Vamos estudar o filme no domingo, teremos algumas conversas e, em algum momento da próxima semana, tomaremos essa decisão e nos comunicaremos com os jogadores em primeiro lugar, e vamos levá-la a todos os outros em seguida.

“Acredito ter visto muita coisa boa por parte de ambos quarterbacks. Houve algumas oportunidades perdidas, mas achei que eles estavam passando pelo processo corretamente. Os dois caras, eu acho, tiveram algumas oportunidades em campo. Tyler teve uma corrida incrível na red zone, achei que ele usou os pés muito bem neste jogo”, acrescentou Moore.

É muito bom ver Cesar Ruiz (51) e Erik McCoy (78) protegendo o quarterback, pena que não dura muito (Michael C. Herbert / New Orleans Saints)

Rattler começou como titular em seis jogos na temporada passada, como calouro, o que acaba fazendo dele o quarterback com mais experiência de jogo do elenco. Mas isso não garantiu a ele a vaga de titular ainda.

“Essa não é minha decisão”, disse Rattler. “Eu apenas tento dar o meu melhor. Sinto que, como grupo, fizemos muitas coisas boas e estamos progredindo na direção certa. Obviamente, ainda há muito o que trabalhar como grupo, mas gosto da direção que estamos tomando. Confiamos um no outro e acho que isso é o mais importante.”

Shough também acredita que o ataque mostrou melhora: “Sinto que sou totalmente capaz de entrar em campo e liderar o ataque”, disse ele em entrevista após o jogo. “Obviamente, eu não tomo essas decisões. Eu sinto que toda a equipe, todo o ataque tem melhorado continuamente. Mas, para mim, me sinto muito confortável em ir semana a semana e estou animado para trabalhar no Arizona e veremos o que vamos fazer.”

O calouro Devin Neal pode tentar mostrar serviço para permanecer na lista de 53 jogadores da temporada (Michael C. Herbert / New Orleans Saints)

Quase esqueci de falar do jogo

Contra os Broncos, os Saints anotaram três field goals com Blake Grupe (de 56, 49 e 48 jardas, na sequência), um field goal de 52 jardas de Charlie Smyth e o touchdown de Shough.

Blake Grupe, enfim, termina sua campanha de pré-temporada de forma perfeita em field goals, anotando cinco de cinco tentativas, e encerrou qualquer discussão momentaneamente. Os Saints anotaram todos os nove field goals tentados nos três jogos.

O running back calouro Devin Neal viu sua primeira ação de verdade na pré-temporada e teve cinco tentativas de corrida para 20 jardas e recebeu dois passes para 10 jardas. Kendre Miller carregou a bola três vezes para 15 jardas nessa competição para ser reserva imediato de Alvin Kamara (que estava de uniforme mas não participou novamente do jogo).

O receiver Chris Olave jogou pouco mas apareceu bem (Michael C. Herbert / New Orleans Saints)

Vendo sua ação mais extensa nesta pré-temporada, o wide receiver Chris Olave teve três recepções para 29 jardas. Já Kevin Austin Jr. liderou os Saints em jardas com 34 em três recepções.

A maioria dos titulares jogou por ambas as equipes, mas os seguintes jogadores do Saints não foram para o jogo, por motivos de lesão ou precaução: o defensive back Terrell Burgess, o tackle Taliese Fuaga, o tight end Taysom Hill, o tight end Foster Moreau, o defensive back Rico Payton, o guard Trevor Penning, o defensive tackle John Ridgway III, o cornerback Alontae Taylor e o wide receiver Devaughn Vele.

O right tackle Landon Young saiu no segundo quarto com uma lesão na parte inferior do corpo.

Agora, basta sentar e esperar

Os Saints retornaram aos campos de treino na segunda-feira, e na terça-feira anunciou sua lista de 53 jogadores para a temporada. Falaremos sobre a lista final em momento oportuno aqui no Mundo Who Dat.

Enquanto isso, aguardamos também a decisão de Kellen Moore para vermos quem será o quarterback que vai nos trazer caos e distúrbios psicológicos, quer dizer, alegria e satisfação, para a temporada que já está aí.

Quem quer saber o que está acontecendo por aí somos nós, Moore… (Michael C. Herbert / New Orleans Saints)

Apesar dos talentos que ainda temos em diversas posições chaves, falta muita coisa (na minha opinião) para sermos um time competitivo. O principal é o quarterback.

Nenhum dos dois parece, até o momento, ser o cara para levar o ataque de Moore, cheio de ideias mirabolantes e surpresas escondidas nas mangas. Os dois mostraram que o teto é bem baixo. Aliás, também não sabemos do que Moore é capaz. Às vezes, não ia dar em nada desde o princípio.

Dito isso, deve ser uma temporada difícil para o torcedor. Uma vitória contra os Falcons é certeza, mas pode não vir mais nenhuma. A não ser que haja a chance real de ser a primeira escolha no draft de 2026. Nesse caso, teremos muitas vitórias que não ajudarão em nada, só para cair no draft.

Só quem é Saints sabe que isso é muito provável.

Nos vemos em menos de duas semanas, quando a NFL voltar. Porque setembro sempre chega. E os Saints nunca decepcionam, sempre causam dor e sofrimento, quer dizer, alívio para o estresse da vida cotidiana.

Bora, Saints!

A essa hora você já deve saber que Kellen Moore se decidiu por Spencer Rattler como titular. E como diria a presidenta Dilma: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”; e seguimos na vã esperança de dias melhores…

Assine a newsletter para receber direto em seu e-mail: mundowhodat.substack.com

Venha me ver falando bobagem e sofrendo com o New Orleans Saints em outros lugares, como no Threads e no Instagram.

Foto de capa: O calouro Devin Neal lutando contra a linha defensiva e por um lugar importante no time (Michael C. Herbert / New Orleans Saints)

Please follow and like us:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.