Recuperação em Campo: Oblíquo do Abdômen – a Lesão de Derek Carr
Recuperação em Campo: Oblíquo do Abdômen – a Lesão de Derek Carr
O corpo humano é composto por vários sistemas que são responsáveis por todo seu funcionamento. Entre esses sistemas, temos o sistema muscular, responsável por diversas funções, entre elas: função de movimentação, sustentação para os órgãos, estabilidade corporal e também atua na manutenção da temperatura corporal.
Existem três tipos de musculatura no corpo:
- Músculo liso: também chamado de “não estriado” ou “visceral”, é caracterizado por ter movimentação involuntária, ou seja, seus movimentos acontecem independentemente da vontade do organismo, está ligado aos sinais químicos de outras células do corpo. Essa musculatura tem células fusiformes e apenas um núcleo. É encontrado nas paredes de órgãos como estômago e intestino.
- Músculo Estriado Cardíaco: como o nome entrega, é a musculatura do coração. Embora seja um músculo estriado, também possui contração involuntária, que depende de sinais enviados pelo sistema nervoso. A função dessa musculatura é realizar contrações que garantam os batimentos cardíacos.
- Músculo Estriado Esquelético: esse é o mais conhecido. É formado por fibras ligadas aos ossos e tendões, e também possui terminações nervosas. Constituído de células alongadas e multinucleadas (possui mais de um núcleo), com intensa atividade metabólica e possui contração voluntária, oriunda de sinais enviados pelo cérebro.
A coloração avermelhada da musculatura está relacionada à presença de mioglobina nas fibras musculares. A mioglobina é uma proteína semelhante à hemoglobina e tem como missão armazenar e transportar oxigênio, que é fundamental para gerar elevada quantidade de energia que será necessária para as contrações musculares e posteriores movimentos.
Na partida contra os Chiefs, o QB1 de New Orleans, Derek Carr (33), sofreu uma pancada e teve uma lesão constatada no músculo oblíquo do abdômen. Essa musculatura é dividida em duas partes: oblíquo externo e oblíquo interno. As camadas da parede abdominal ainda possui o músculo transverso do abdômen em sua estrutura.
Junto com os outros músculos abdominais, o oblíquo interno é importante para movimentos do tronco, manutenção para pressão abdominal normal e aumento da pressão intra-abdominal. Ele realiza contração bilateral e unilateral. O oblíquo externo fica sobre o oblíquo interno e é disposto nas duas laterais do abdômen. Causa, especificamente, uma flexão lateral do tronco e uma rotação contralateral quando o músculo se contrai. Ele é inervado de forma motora e sensitiva. De forma motora, através dos nervos intercostais (T7 – T11) e nervo subcostal (T12). E de forma sensitiva, através do nervo ílio-hipogástrico (L1).
Quando falamos de uma lesão muscular, nos referimos à uma condição comum que afeta qualquer músculo do corpo humano. Elas podem ser caudas por contusões, estiramentos ou lacerações. A classificação separa as lesões em leve, moderada e grave. Os sinais e sintomas das lesões são:
- Grau I: edema e desconforto;
- Grau II: perda de função e equimose eventual e;
- Grau III: rotura completa, dor intensa e hematoma extenso.
As causas de uma lesão muscular são diversas, uma delas é por esforço excessivo ou repetitivo. Quando a musculatura é submetida a uma carga maior do que suporta, pode acabar sendo lesionada, principalmente em casos de exercícios intensos e feitos sem condicionamento e até devido a uma técnica incorreta durante a execução do exercício. Outra causa comum é o traumatismo. Um traumatismo é um impacto direto, repentino em alguma região do corpo, o que, dependendo da intensidade, leva a contusões ou rupturas.
Devido ao estilo do esporte e ao mecanismo, a origem da lesão do QB titular dos Saints foi um trauma. A recuperação dependerá do quão grave foi essa lesão, podendo ter sido de grau II, ou seja, uma lesão moderada, com ruptura de algumas fibras e com certa perda de função. Como vimos, a musculatura dos oblíquos é fundamental para a rotação do tronco, movimento base para todo quarterback e, sem que os oblíquos estejam totalmente saudáveis, veremos por algum tempo o jovem Spencer Rattler lançando as bolas em New Orleans.
Imagem de capa: fitwithme.org
Artigo escrito por: Gustavo Diniz