Steve Gleason recebe o Prêmio Arthur Ashe de Coragem no ESPYS pelo seu trabalho com a conscientização da ELA
Steve Gleason recebe o Prêmio Arthur Ashe de Coragem no ESPYS pelo seu trabalho com a conscientização da ELA
Coral Smith para o NFL.com em Jul 12, 2024 / Traduzido por Raphael Isidoro
O safety aposentado e lenda da NFL e do New Orleans Saints, Steve Gleason, que está lutando contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) desde 2011, recebeu o Prêmio Arthur Ashe de Coragem no ESPYS na última quinta-feira (11 de julho).
Gleason criou uma organização sem fins lucrativos, Team Gleason, após o seu diagnóstico para ajudar outras pessoas com esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig, a viverem uma vida digna provendo serviços programados e de apoio.
Gleason recebeu a Medalha de Ouro do Congresso em 2019 por sua contribuição na conscientização sobre a ELA, e publicou suas memórias no começo deste ano.
O prêmio Ashe, nomeado em homenagem ao jogador de tênis Arthur Ashe, é dado ao esportista que demonstra força encarando adversidades, fazendo a diferença além do âmbito esportivo.
“Para mim, esta honra representa um pouco cada ato de coragem e de vitória para as famílias que atualmente convivem com a ELA, todas as pessoas vivendo com deficiências ou outras doenças, e todos vocês, que experienciam medo ou sofrimento,” disse Gleason em seu discurso ao receber o prêmio. “[…] A verdade é que, nenhum humano está imune do medo ou a adversidade. Nem mesmo os super atletas, realezas ou os santos mais sagrados.”
“Levando essa verdade da nossa humanidade em consideração, é vital que todos nós, individualmente e coletivamente, descubramos maneiras de sermos corajosos e amar a vida que temos. Minha visão é que os medos e adversidades que nós encontramos são a nossa oportunidade de aceitar o que é e explorar o que está do outro lado do medo, para sairmos mais fortes, melhores e ter paz mental.”
Gleason passou 8 anos na NFL antes de se aposentar em 2008. Ele bloqueou o punt histórico que foi retornado para touchdown no primeiro jogo do Saints voltando ao Superdome após o Furacão Katrina. Este momento fez dele “uma lenda em New Orleans para sempre”, nas palavras do seu antigo companheiro de time, o quarterback Drew Brees, que fez a apresentação de Gleason na quinta-feira.
“Seria mentira dizer que os anos desde seu diagnóstico têm sido fáceis. Steve não gostaria que eu dissesse o contrário”, disse Brees. “Mas apesar de tudo, ele nunca desistiu, nunca parou de lutar, sem se dar por vencido, e nunca parou de encontrar maneiras para inspirar, impactar, e escrever sua própria história.”
Traduzido de: nfl.com
Imagem de capa: Steve Gleason, left, makes comments as he receives the Arthur Ashe Award for Courage, as his son Rivers, center, and Drew Brees, right, stand by at the ESPY Awards on July 11. Mark J. Terrill/AP