Conhecendo nosso adversário: Atlanta Falcons
Conhecendo nosso adversário: Atlanta Falcons
Esperamos 11 semanas pra enfrentar o Falcons essa temporada, mas em compensação, essa rodada já tem jogo contra eles de novo. O que muda para esse Domingo?
Na teoria não muda muita coisa, mas a equipe da Geórgia (quatro vitórias e sete derrotas) vêm bem mais motivada que na primeira partida em que Taysom Hill e cia. destruíram as pobres galinhas. Digo isso, pois, a equipe deu aula para o Las Vegas Raiders semana passada, vencendo por 43 a 6 a equipe liderada por Derek Carr que vinha de uma boa temporada.
Isso também mostra a inconsistência desse time, que faz jogos bons mas, na maior parte da temporada, mais sofreu que teve sucesso. Então vou tentar dar um panorama do que pode-se esperar (ou não) dessa equipe estranha que vem em busca da terceira vitória seguida em casa.
ATAQUE
Se há duas semanas julgávamos esse ataque muito bom, 43 pontos semana passada ajudou na causa. Porém obviamente isso não apaga que nossa defesa os seguraram a apenas 3 FGs. Porém, estatisticamente falando, é a 10ª da liga em pontos por jogo com 26,8 de média, e a 11ª em jardas com 374,8 por partida.
O líder desse ataque é o autonomeado melhor QB da NFC Sul (risos) Matt Ryan. Mesmo não chegando nem perto disso, o jogador até vem em uma temporada com números OK. Apesar dos poucos touchdowns, 17, e um número considerável de interceptações com 8, possui um bom rating de 92.5.
O desempenho mediano não pode ser justificado por falta de alvos. Apesar de sofrerem com lesões, a equipe possui dois WRs que figuram entre os melhores da liga. Calvin Ridley lida com uma lesão no pé mas é certeza para a partida, o jogador é o líder em jardas (744) e touchdowns aéreos (7) recebidos pela equipe. Já a estrela Julio Jones é questionável para a partida com uma lesão na posterior da coxa. JJ coleciona 677 jardas e 3 TDs na temporada. Além deles, a equipe ainda conta com o bom Russell Gage, 471 jardas e 1TD, Christian Blake e Brandon Powell. Já entre os TEs, Hayden Hurst vêm em ótima temporada também, 459 jardas e 3 touchdowns. Seus reservas Jaden Graham e Luke Stocker aparecem às vezes nas partidas.
Chegando no jogo terrestre, a equipe pode contar com a volta de Todd Gurley que perdeu o último jogo, mas está questionável para Domingo. O jogador possui 610 jardas e 9 touchdowns na temporada. Entretanto, na sua ausência, Brian Hill e Ito Smith fizeram um bom trabalho. Hill tem 427 jardas totais na temporada e 1 TD, já Smith, na última partida foi responsável por 65 jardas e um touchdown.
Muitos não se atentam muito à linha ofensiva, mas é bom ficar de olho nela essa partida. Primeiramente porque o G James Carpenter está fora do jogo. Segundamente, e o mais importante, a última partida foi definida nas trincheiras, visto que os OITO sacks conquistados pelo Saints foi crucial para o desempenho incrível da defesa.
DEFESA
A defesa do Atlanta Falcons ainda apresenta muitos problemas apesar da partida quase perfeita contra o Raiders semana passada. Forçar 4 fumbles e uma interceptação foi realmente algo fora da curva. Na temporada, a equipe é apenas a 27ª em jardas cedidas com a média altíssima de 391,7 por jogo. Já em pontos cedidos, é apenas a 17ª com 25,5 de média por confronto.
Começando pela linha defensiva, a equipe conta com Grady Jarrett e Charles Harris como os líderes em sacks com 3 cada. Dante Fowler Jr está questionável e possui 2 sacks na temporada. Além desses três destaques, Allen Bailey, Tuiot-Mariner, Steven Means e o ex-Saints Tyeler Davison fecham os principais jogadores dessa DL que não impressiona tanto.
O maior talento da defesa fica no grupo de linebackers. Aqui temos o líder em tackles no time Foye Oluokun com 74, o jogador vêm em ótima temporada e ainda tem uma interceptação e dois sacks. Seu companheiro é talvez a principal peça dessa defesa: Deion Jones. Velho conhecido que costuma se dar bem contra o Saints apesar de não ter feito um bom jogo na semana 11. Em compensação, teve a partida da temporada semana passada contra o Raiders e, na temporada em geral, possui 68 tackles, duas interceptações e 6,5 sacks. Esse front seven faz um bom trabalho estatisticamente falando contra o jogo terrestre, sendo a 6ª da liga cedendo uma média de apenas 100,3 jardas por partida.
O problema maior da defesa está na secundária. Não existe uma consistência entre os CBs, por isso é complicado até decifrar os titulares em si. Destaca-se o novato AJ Terrell com uma interceptação na temporada e que aparenta ser titular. Além dele, Wreh-Wilson possui duas interceptações e Darqueze Dennard uma. Fechando os CBs, Isaiah Oliver participa bastante também e Kendall Sheffield que costuma participar bastante dos jogos está questionável para o jogo. Dentre os safeties, apesar de perder o titular Domantae Kazee, a equipe ainda conta com, na teoria, dois bons nomes. Ricardo Allen (1 INT) e Keanu Neal (69 tackles) tinham tudo para montar uma boa dupla, mas sofrem mais que o esperado. Evidenciando isso em estatísticas, essa é a segunda pior da liga em jardas cedidas por partida com uma média de 291,5 jardas aéreas cedidas por jogo.
TIME DE ESPECIALISTAS
Temos um grande destaque por aqui. O kicker Younghoe Koo é para muitos o melhor da temporada. Foi o jogador de Special Teams do mês de novembro na NFC e acertou 29 dos 30 chutes que tentou na temporada. Além dele, o retornador da equipe é Brandon Powell e os punts ficam na conta de Sterling Hofrichter.
Enfim, a partida desse Domingo (06) não deve ser tão fácil quanto a da semana 11. Enfrentaremos o Falcons na Geórgia, o gameplan com Taysom Hill não será mais tanta “surpresa” assim, e ninguém quer ser varrido em um clássico como esse. De qualquer forma, o Saints ainda possui um bom favoritismo na partida que ocorrerá às 15h, horário de Brasília, com transmissão da ESPN.
Imagem destacada: Grant Halverson/Getty Images.