Mundo WhoDat

A casa do torcedor do New Orleans Saints no Brasil!

Conhecendo nosso adversário: Atlanta Falcons

Chegamos a que para muitos são as melhores semanas para os torcedores do Saints, a semana em que temos uma real rivalidade, que não é forçada, chegamos a famosa Falcons Hate Week. E que maneira de chegar nela, após vencer o atual campeão e ter a chance de se tornar o líder da divisão caso vença seu maior rival neste domingo.

Entretanto, o objetivo dessa matéria é conhecer o nosso adversário e, por mais que todo ano enfrentamos essa equipe ao menos duas vezes, sempre tem algo novo para descobrir, com exceção da usual falconizada, é claro. Indo direto ao assunto, o Falcons está em mais uma temporada de reconstrução, e é dono de uma temporada de três derrotas e quatro vitórias, vencendo Giants, Jets e Dolphins, e perdendo para Eagles, Bucs, Washington e Panthers, ocupando assim a lanterninha da NFC Sul.

Vale dizer também, que a equipe segue liderada pelo experiente Matt Ryan, possui um ataque capaz de pontuar bem, mas segue com uma defesa que é facilmente vazada em boa parte dos confrontos, bora desvendar melhor o que esperar desta equipe.

ATAQUE

Kyle Pitts. Foto de: Atlanta Falcons/ atlantafalcons.com.

Iniciando pelas estatísticas, o ataque do Atlanta Falcons é apenas o 21º melhor da NFL, com uma média de 21,1 pontos por jogo, além de ser o 23º no quesito jardas totais, cons uma média de 334 por confronto.

Um jogador que costumamos zoar bastante mas merece respeito é o líder e veterano QB Matt Ryan, que segue em mais uma temporada sendo regular e não comprometendo a equipe, a culpa da equipe não ter sucesso não passa muito por suas mãos. Na temporada, o QB acumula 1.814 jardas, 13 TDs e 6 INTs, completando 68,6% de seus passes e possuindo um bom rating de 93,9.

No jogo terrestre, por sua vez, a equipe resolveu apostar nos veteranos. Conta com o power back Mike Davis, mais utilizado nas corridas pelo meio do campo. Seu companheiro, por sua vez, é o também veterano Cordarelle Patterson, que, aos 30 anos, vive sua melhor temporada na liga e é a peça mais utilizada e mais versátil desse ataque, sendo muito veloz e contribuindo pelo chão e também recebendo passes, com um total de 601 jardas e 6 TDs no ano.

Como Cordarelle Patterson é o segundo jogador com mais recepções na equipe, é o link perfeito para falarmos do jogo aéreo. A primeira colocação aqui é longe de ser positiva, pois o WR1 da equipe, Calvin Ridley, acabou por se afastar da equipe para cuidar de sua saúde mental. Em sua ausência, a equipe é liderada pelo novato TE sensação Kyle Pitts, que possui 33 recepções e 484 jardas, ambas as estatísticas liderando o time. Além dele, a equipe conta com o bom TE reserva Hayden Hurst, e com um grupo de WRs coadjuvantes que não estão se saindo muito bem em Tajae Sharpe, Olamide Zaccheaus e Russell Gage.

Fechando o ataque, a linha ofensiva do Falcons está fazendo um trabalho melhor que o ano passado, no qual chegou a ceder 9 sacks para o Saints em um jogo. Essa temporada, a equipe é a 7ª melhor da liga protegendo o QB contra sacks, e deve ser de suma importância para a equipe da Georgia que eles consigam manter Matt Ryan com tempo para lançar a bola e, do lado do Saints, pressionar o QB adversário pode deixar o jogo muito mais fácil para a equipe.

DEFESA

Deion Jones interceptando Drew Brees. Foto de: Atlanta Falcons/ atlantafalcons.com.

Como já dito no início desta coluna, a equipe de Atlanta segue com problemas defensivos, ocupando apenas a 26ª posição em pontos cedidos por confronto com uma média de 27,9, além de ser o 15º colocado em jardas cedidas por confronto com uma média de 358,3.

A linha defensiva da equipe não costuma incomodar muito a OL adversária, conta com o ex-Saints Tyeler Davison, além de Grady Jarrett, Steven Means e Dante Fowler Jr como principais jogadores. São bons nomes, mas que não conseguem converter isso para sacks, sendo a segunda pior equipe sackando o QB na liga com uma média de apenas 1,4 por confronto.

Completando o front seven, a equipe possui a maior consistência da defesa na posição de linebacker, tendo os bons jogadores Foyesade Oluokun (77 tackles) e Deion Jones (72 sacks). Não é de hoje que Deion Jones ama enfrentar o Saints, então sabemos que enfrentar este talentoso jogador pode ser perigoso. Entretanto, pelas estatísticas, esse front seven está longe de ser eficiente parando o jogo terrestre, cede 125,1 jardas pelo chão por jogo, a 25ª marca na NFL.

A secundária, por sua vez, costumava ser ser a parte mais deprimente desta defesa, chegando a ser basicamente uma peneira em anos anteriores. Isso deu uma melhorada esta temporada, visto que a equipe é a 12ª em jardas aéreas cedidas por jogo com a baixa média de 233, porém, em alguns jogos ainda aparecem flashes de ineficiência crônica. Os principais jogadores são o segundanista A.J. Terrell e as contratações Fabian Moreau, Erik Harris e Duron Harmon, além do líder em interceptações da equipe, o teoricamente safety reserva Jaylinn Hawkins (2 INT). De fato não é de se esperar um ataque do Saints vertical com Trevor Siemian no comando, mas o QB pode ter chances de espaçar o campo diante desta secundária.

TIME DE ESPECIALISTAS

Younghoe Koo. Foto de: Curtis Compton / Curtis.Compton.

O time de especialistas do Falcons conta com o kicker preferido da quinta série, o talentoso Youghoe Koo, além do experiente Dustin Colquitt como punter. Os retornos de punt ficam na conta do CB reserva Avery Williams, e os retornos de kickoff são feitos por um dos melhores retornadores da liga, que está com uma função maior neste elenco mas segue retornando chutes muito bem, Cordarelle Patterson.

Bom, após o que pode-se ver aqui em cima, culminado com o recente sucesso do Saints, mesmo após a perda de Jameis Winston, o New Orleans Saints é considerado franco favorito para a partida que ocorre as 15 horas, horário de Brasília, deste domingo (7) no Caesars Superdome, apesar de que, em um clássico entre rivais, não pode se prever nada, #NeverPunt.

Imagem Destacada: Brett Davis-USA TODAY Sports.

Please follow and like us:

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.