Mundo WhoDat

A casa do torcedor do New Orleans Saints no Brasil!
A novela Alvin Kamara

A novela Alvin Kamara

Texto de: Giovanna Sociarelli (@Gii_sociarelli)

O running back do New Orleans Saints vai se tornar UFA em 2021. No entanto, um tweet reportado por Adam Schefter – de que ele não treina há 3 dias e tem contrato envolvido – causou um verdadeiro debate entre os fãs de NFL, principalmente os de NOLA.

Neste texto você vai encontrar, além da minha opinião sobre renovar ou não com o jogador, os principais fatores que envolvem sua renovação: sua relação com a franquia, o salary cap e o mercado de running backs disponíveis para a próxima free agency.

Kamara no Saints

O jogador foi draftado em 2017 – round 3, pick #67 overall – vindo de Tennessee Volunteers. Assinou com NOLA um contrato de calouro de 3 anos, ganhando nesta temporada um salário de 2,1 milhões de dólares.

As estatísticas de suas temporadas pelo Saints:
2017: 728 jardas terrestres e 8 touchdowns; 826 jardas recebidas e 5 touchdowns.
2018: 883 jardas terrestres e 14 touchdowns; 709 jardas recebidas e 4 touchdowns.
2019: 797 jardas terrestres e 5 touchdowns; 533 jardas recebidas e 1 touchdown.

 Lesão

Nota-se uma diferença de produção entre as temporadas de 2018 e 2019. O motivo foi algo bem simples (ou não): uma lesão no joelho de grau 2. O fato é que, embora tenha perdido apenas 2 jogos, ele continuou a temporada sem ter se recuperado 100%.

Quanto à sua recuperação, no início do training camp o jogador se declarou saudável e de volta a boa e velha forma. Aproveito para adicionar o injury predictor de 85% para 2020.

img 2 -GS
Fonte: Sports injury predictor
 Salary Cap
img 3 - GS
CAP 2021 retirado do CAP SPACE

Não é segredo para ninguém que o Cap do Saints está sempre apertado, mas o torcedor não pode esquecer de Mickey Loomis. Eu queria que apenas esse nome pudesse convencer as pessoas.

Nick Underhill postou em seu Twitter que a primeira pergunta que fez a Loomis foi a respeito do Cap e, após 6 anos como insider, aprendeu que essa nunca deve ser uma preocupação do torcedor com o GM.

“A mágica nem sempre funciona”. Concordo, mas ninguém aqui participa do truque de mestre (desculpa a acidez).

Voltando à seriedade, o Saints terá uma longa e tortuosa lista de jogadores que serão FA em 2021 (34). Entre eles aqui estão alguns jogadores que valem a pena ser destacados: Demario Davis, Jared Cook, Sheldon Rankins, Kiko Alonso, P.J. Williams, Marcus Williams, Jameis Winston, Ty Montgomery e Alex Anzalone.

 Free Agency

A suma de curiosidade, vou listar aqui os principais nomes da Free Agency 2021 quando o assunto é RB:

Kenyan Drake (ARI), Todd Gurley (FAL), Tevin Coleman (SF), James White (NE), Kareem Hunt (CLE), Matt Breida (MIA), Carlos Hyde (SEA), Dalvin Cook (MIN), Aaron Jones (GB) e Chris Carson (SEA).
Lembrando, se você quer um bom running back, terá que pagar por ele. Eles não saem de graça.

 Opinião

Vou dizer minha opinião antes dos próximos fatos. Eu sou a favor da renovação com ele. O Ingram não renovou somente por não caber no nosso teto, mas por termos o Kamara.

Não faz sentido você liberar um jogador que é uma das estrelas do ataque – principalmente considerando a necessidade de um jogo terrestre com um quarterback com o braço limitado.

Kamara é um jogador de talento enorme e que pode entregar isso em campo – se saudável. Ele não é a chave do ataque, mas é uma peça importante. Seria besteira da equipe perder dois grandes running backs em duas temporadas.

Running backs são extremamente substituíveis? Sim, principalmente pelo fator de não terem grande “vida útil”. De qualquer forma, Kamara tem 25 anos, então sejamos reais, ele tem que pedir o dinheiro agora enquanto pode entregar produção de acordo.

A franquia gosta dele e ele gosta da franquia e isso é um fato. A torcida – estados unidense – também tem ele com muito carinho. Por esse motivo, também acho que ele não será cortado.

Ainda sobre a “greve”, se ele estiver negociando mesmo o contrato com a franquia, pode alegar risco de lesão e ficar sem treinar até que o processo seja finalizado. Além disso, perder 5 treinos fará com que ele seja agente restrito em 2021.

Com relação ao dinheiro, eu pagaria entre $10 e $12M a ele. Sobre outras renovações, a franquia tem sim algumas importantes decisões para tomar, entretanto não encaro alguns nomes com tanta necessidade – a exemplo Alex Anzalone. Outros não vivemos sem – a exemplo Demario Davis.

Gostaria de salientar que ninguém precisa concordar comigo, eu sei as diversas esferas que giram em torno desse contrato, principalmente a monetária. Mas não dá pra negar que é uma peça importante do elenco.

 Contrato

O fato é de que New Orleans tem se mostrado muito interessado com a renovação com o jogador, o que seria mútuo entre as partes. Inclusive, no dia 10 de agosto, ele declarou não estar preocupado com a renovação.

O tweet de Schefter mexeu com as emoções do torcedor, mas para sua alegria (ou não), ter o contrato não necessariamente significa um mau sinal. Ele não ter aparecido para treinar nos leva há um passado razoavelmente próximo: Michael Thomas.

Em 2019, Michael Thomas não apareceu no training camp de 25 a 31 de julho, ou seja, o período em que seu contrato foi estabelecido – incluindo 3 dias de negociações.

O passado nos mostra algo que acontecerá no futuro?

Provavelmente. Seguindo o exemplo do MT, a agonia do torcedor de NOLA não durará por muito tempo e logo será anunciada. Se tudo der certo, quem sabe ele não segue os passos do colega e terá uma temporada de recordes em 2020?

Publicação do texto autorizada pela autora, Giovanna Sociarelli.

Please follow and like us:

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.